segunda-feira, 16 de julho de 2012

Abaixo Al Assad

É crítica a situação na Síria. O presidente do país, Bashar Al Assad, não quer deixar o poder e investe pesado contra os opositores, deixando rastros de corpos pelo caminho. Milhares de pessoas já morreram, segundo dados da ONU e da OTAN. No ultimo atentado, na cidade de Tremseh, morreram mais de 200 pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Os protestos no mundo árabe começaram há pouco mais de 1 ano, onde os povos de várias nações uniram-se contra a ditadura em prol da democracia. Esse movimento foi chamado de Primavera Árabe. Na Líbia houve muita resistência por parte de Muamar Kadafi, o ditador líbio, mas com a ajuda internacional, os rebeldes conseguiram depor o tirano, que acabou sendo morto violentamente em praça pública. Mas Kadafi estava com sua imagem desgastada no cenário mundial; era considerado um louco pelos principais líderes mundiais, e isso facilitou a intervenção internacional na Líbia. 

No caso de Al Assad, é totalmente diferente. Ele não parece estar louco; muito pelo contrário, age minuciosamente em seus ataques aos rebeldes. Mostra imponência e lucidez perante o mundo, fazendo-se parecer inatingível, sem que nada possa ser feito contra seu regime tirano e cruel. Nessa guerra civil na Síria, milhares de homens, mulheres e crianças estão sendo massacrados pelas forças de Assad. O que a ONU e a OTAN estão esperando para intervir?

Infelizmente, mais uma vez, existe um jogo político por trás disso. Rússia e China são parceiros comerciais da Síria, e usam de sua voz ativa na ONU para impedir que sanções sejam impostas contra ela. Além disso, existe o medo de que, com a queda de Bashar Al Assad, a Al Qaeda assuma o controle da Síria.

Enquanto a ONU, OTAN, Rússia, China e etc ficam nesse impasse, quem continuará pagando com a vida, como sempre, são os inocentes. Bashar Al Assad não deixará o poder por vontade própria, e já deixou claro que fará de tudo para ali permanecer.

O mundo clama por uma Atitude! 

ABAIXO AL ASSAD! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário